quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Conceito e características do Grupo

Uma tentativa de definição de grupo é: uma unidade colectiva, ou seja, um conjunto de pessoas com uma obra para realizar em comum, para atingir o mesmo objectivo.

A tentativa de realização desses objectivos cria no grupo um fenómeno de interacção entre as pessoas, as quais se influenciam reciprocamente, quer tenham ou não consciência do facto.

No grupo, cada uma das pessoas ajuda às outras e é ajudada por elas, ou seja, tende para uma coesão relativa nas manifestações de sociabilidade, mas também lhe surgem algumas dificuldades causadas pelos outros, quer directamente, quer por projecção sobre os outros dos seus próprios obstáculos interiores.
O grupo constitui uma realidade, não apenas quando os indivíduos que o compõe estão reunidos, mas também quando cada um dos membros do grupo se sente parte integrante do grupo mesmo estando só, ou seja, o grupo não é simplesmente a soma dos indivíduos que são os seus membros constituintes.

Os elementos de um grupo estão em interdependência e obedecem a várias normas, esta interdependência está directamente ligada com a definição de papéis. Para atingir o objectivo do grupo, cada um desempenha determinado papel, uma função.
Também implica um certo carácter de permanência e para atingir o seu objectivo é necessário a cooperação de todos.

Resumindo: um grupo será um conjunto de indivíduos com um objectivo comum e que em interdependência cooperam para atingir o fim que os reuniu.

Assim, um conjunto de pessoas constituí um grupo quando estes:
- Partilham de normas e valores comuns,
- Interagem com frequência,
- Participam de um sistema de papéis,
- Cooperam para atingir determinado objectivo,
- Reconhecem e são reconhecidos pelos outros como pertencentes ao grupo.

O grupo humano tem que possuir:
- Uma estrutura,
- Durabilidade no tempo,
- Uma certa coesão,
- Um conjunto de normas.

Sem comentários: